terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bàngbóșé Òbìtìkó







Em 1830 aproximadamente, ÌYÁ NÀSÓ e MARCELINA OBÁ TÒSÍ esta ultima recém liberta voltam a áfrica, lá permanecendo 7 anos.retornando ao Brasil ,trazem da cidade de ketu um africano chamado BÀNGBÓSÉ que aqui recebeu o nome de Manuel Rodolfo Martins de Andrade, participando, com competência, das cerimônias do candomblé em organização,tornando-se amigo de obá Sàniyà, Joaquim vieira, viajam juntos ao rio de janeiro juntamente com aninha obá Bíyí.seu ilustre descendente foi Felisberto Sowzer, seu neto, mais conhecido como benzinho de Ogunjá.

Manuel Rodolfo Martins de Andrade acabou se casando no Brasil, onde viveu e morreu. Dois de seus filhos, Maria Júlia e Teófilo, voltarão para a Nigéria por volta de 1860. Teófilo é o avô de Paul, enquanto que Maria Júlia será a origem do ramo brasileiro dos BANGBOSÊ. Casada com um Souza Mendes, Maria Júlia será mãe de Felisberto que, criado em Lagos, voltará para o Brasil com o sobrenome Sowzer (corruptela de Souza). Casado no Brasil, Felisberto será pai de Caetana, Irene e Regina.

BÀNGBÓSÉ ÒBÌTÌKÓ, é talvez o nome masculino mais significativo da tradição Yorubá no Novo Mundo. Batizado de Rodolfo Martins Andrade, consagrado ao Òrìșà Sàngó, Bàngbósé veio de África no século XVII com Ìyá Nàssó, Ìyá Detà e Ìyá Àkàlà, com as quais plantou o Ìylé Asè Ìyá Nàssó Òkà, a Casa Branca do Engenho Velho. Poderoso Bàbáláàwó, Bàngbósé representa a velha tradição masculina do Candomblé



A Palavra BÁNGBÓSÉ Significa: Ajude-Me A Carregar o Machado.






2 comentários:

  1. adorei o blog vizualização maravilhosa,conteúdo muito rico! Adorei!!!!!!!!!!viva os orisás!asé!
    Hugo T´osogyian!

    ResponderExcluir
  2. Por isso é muito importante nunca cortarmos à raiz! Aos nossos Ancestrais o meu Áwòn Igbá asé!Aluizio ti Òbálúáyiè!È sé!

    ResponderExcluir

BÁRAA, A PESSOA x ÈSÙ BARÁ DO CORPO CULTURA YORUBA Luiz L. Marins 1. Introdução: Não sabemos como a palavra “Bára”, pura e simples, ...